E quantas idéias interessantes, revolucionárias ou simplesmente... prazerosas já surgiram em uma mesa de bar? O novo, o diferente, o inesperado, o contra-senso são às vezes só possíveis quando a razão está levemente alterada por alguns (vários) copos da cerveja. Só inebriamos a nossa consciência corrupta quando enganamos a realidade com a mais sincera arte, a mesma arte que surge imprevista, resumindo, precisa, uma vida entre duas rimas ou, no caos seguro de alguns riscos.
Unir diferentes estilos literários nos pareceu, naquela noite, uma idéia bem interessante e foi nesse contexto sócio-etílico-cultural que o Projeto Reticere nasceu. Um blog diferente que intercala duas diferentes escritas, de Gleuber Militani e Marcelo Macário, com ilustrações interpretativas, primeiro da artista plástica Cris Alcântara, depois do publicitário Stefano Robert, que com seus traços únicos, presenteiam cada texto com imagens que ilustram a alma do leitor.
O lançamento do livro (sem data de previsão), que será composto da seleção desses poemas e ilustrações agora no Reticere.
O Projeto Reticere é a prova empírica que diferentes estilos literários forjados podem interagir harmoniosamente e proporcionar a qualquer leitor, um olhar poético para a vida e, ao mesmo tempo, questionador, seja por meio das palavras, seja por meio dos traços.
Reticere surgiu, a princípio, para ser lançado em um livro. Porém, como a proposta de unir estilos literários diferentes somados as ilustrações interpretativas poderia ser uma experiência ‘indigesta’ e o risco de não agradar era grande, seus criadores resolveram desenvolver um blog e, pouco a pouco, lançar seus trabalhos aos críticos olhares de professores da área, jornalistas, escritores amadores ou, simplesmente, apreciadores de uma boa leitura e de arte.

Todos os comentários serão bem vindos.

Esse blog não tem prazo de validade.
.
Agradecemos a todos que vem acompanhando o Projeto Reticere e deixando suas críticas.
Vasto abraço.
Projeto Reticere

10 comentários:

At 4 de maio de 2008 às 10:19 Luisa Godoy said...

Agradeço ao comentário carinhoso do Gleuber no meu blog. Não conheço o projeto de vocês, e estou agora navegando nos blogs relacionados e lendo os seus escritos. Estou gostando e oportunamente comentarei especificamente sobre algum post em especial. No meio-tempo, vão duas perguntas: como me encontraram? alguém de belo horizonte? Espero poder trocar figurinhas. Um abraço,
Luisa Godoy.

 
At 23 de maio de 2008 às 09:41 Anônimo said...

Maravilhoso projeto de vocês... e também tenho os meus; mas sou um poeta solitário rsrs sou um poeta comercial, rs, enfim sou publicitário. rs
bem de uma passada no meu blog, ele é jovem pequeno e modesto,porém imagino ele tão grando, mais tão grande que não caberia dentro de nós. critique-o pois ele existe pra isso.
obrigado e parabéns.
www.separaprapensa.blogspot.com

 
At 28 de outubro de 2008 às 06:48 Simone said...

Muito criativo o projeto de Gleuber, Marcelo e Cris. Na minha opinião vocês conseguiram ser inovadores num mundo virtual caprichosamente semelhante. Gosto demais de poesias e atrevo-me a escrever alguns simples textos. Nada demais! Por isso, prometo que sempre estarei aqui lendo e postando comentários. Um grande abraço e parabéns, Simone Brazil.

 
At 19 de dezembro de 2008 às 21:14 Isa Arth said...

Parabéns, inovadores poetas!Vocês são críticos visionários de sentimentos que compõem a realidade obscura,perambulam onde se escondem os gestos 'velados',e decifram lágrimas como códigos silenciosos de felicidade, saudades, medo,amor... E ainda falam sobre a alma feminina com propriedade de quem a observa em seu intuito de prazer e sedução, provocando o leitor com um texto destemido e arrojado! Boa sorte,sempre, rapazes! Isabela

 
At 7 de janeiro de 2009 às 14:51 Inside Me said...

que pena que só vim conhecer agora, mas obrigada pela presença e assim eu pude vir aqui, adorei o que li ^^, abraços e espero q a amizade dure muitoooooooooooooo, bjs meus, yzy

 
At 8 de janeiro de 2009 às 10:14 vanessa feitosa said...

Há muito,apesar de bem jovem, procurei um estilo que me envolvesse por completo. Agora encontrei..rss Parabéns pelo projeto!!! Bjaoo...Vanessa Feitosa!

 
At 16 de janeiro de 2009 às 03:53 Ana said...

de tão delicado e intenso chega a emocionar. parabéns. não há muito o que dizer, pois as palavras estão com vocês. lindo!

 
At 28 de janeiro de 2009 às 10:19 Cadinho RoCo said...

A idéia é boa interessante instigante. Considero importante cada coisa ao seu tempo. Primeiro a criação e depois ela mesma indicará o caminho a ser seguido. Sucesso.
Cadinho RoCo

 
At 10 de abril de 2009 às 12:57 Marcela Mastroiany said...

Querido Gleuber, obrigada pelo recado. Muito mesmo!

Agora estou no Twitter. Meu endereço é www.twitter.com/marcelaconversa

Querido, uma ótima Páscoa pra vc!!
Beijos!!

 
At 14 de setembro de 2012 às 12:36 Unknown said...

Cada vez melhor! Beijos!

 

Postar um comentário


Copyright 2007 | Projeto Reticere